App The Coffee Club

December 20, 2015

A algum tempo atrás no CG Hackspace, adquirimos uma excelente máquina de café expresso. Durante o primeiro mês, o controle do consumo das cápsulas era por meio de anotações feito individualmente em post-it, como na imagem abaixo:

Então pensei que isso estava errado e que poderíamos melhorar a forma de controlar o consumo, precisávamos desenvolver uma simples web app mobile para cada membro registrar o seu café.

Eu já estava querendo estudar algumas novas tecnologias, nada melhor que colocar o conhecimento em prática. Então comecei primeiramente criando alguns mockups para a app (eu gosto muito de fazer alguns sketches no papel para depois finalmente usar alguma ferramenta).

No início a aplicação tinha o seguinte fluxo:

1 - O usuário faz login na app usando sua conta do GitHub;
2 - Adiciona um café;
3 - É criado uma issue no repositório.

O problema, é que seria criado várias issues no repositório e talvez a conta de alguns membros teria mais issues em seu GitHub do que código desenvolvido ou Pull Requests. Então a idéia que tivemos foi adicionar um banco de dados na app (nada melhor do que usar um novo tipo de banco para aprender um pouco mais), adicionamos o MongoDB na aplicação.

Então o novo fluxo é:

1 - O usuário faz login na app usando sua conta do GitHub;
2 - Adiciona um café ou um café para o convidado do Hackspace;
3 - Visualizar relatório do mês.

Até agora esse fluxo está fucionando bem, novas fucionalidades serão inseridas com o passar do tempo, faça um fork do nosso projeto:

https://github.com/brenopolanski/coffee-club

Tecnologias utilizadas:

Comments

comments powered by Disqus